Ditador Kim Jong Un da Coreia do Norte tem encontro marcado com Vladimir Putin
-
Foto: Alexander Zemlianichenko / Divulgação -
Viagem pode ser a primeira do líder norte-coreano desde a pandemia de Covid-19
Kim Jong Un, líder norte-coreano, pode estar a caminho da Rússia para conversar com o presidente Vladimir Putin. As informações não foram confirmadas pelas autoridades, mas foi veiculada por diversos meios de comunicação sul-coreanos nesta segunda-feira (11).
A cidade em questão seria Vladivstok, no leste do país. Se a visita for confirmada, está será a primeira viagem de Kim ao exterior, desde a pandemia do Covid-19, em 2023. A Coreia do Norte não fez muitos contatos exteriores nos últimos três anos, devido às restrições de viagem.
Esta pode ser, também, a décima viagem de Kim desde que assumiu o poder em 2011. Todas elas ocorreram em 2018 e 2019, quando o líder norte-coreano se envolveu em negociações sobre os seus programas de armas nucleares e mísseis em três reuniões com o então presidente dos EUA, Donald Trump — uma em Singapura, um em Hanói e um na zona desmilitarizada (DMZ) que separa a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, também visitou Pyongyang em julho, numa tentativa de convencê-lo a vender munições de artilharia.
Na terça-feira passada (5), o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, alertou que a Coreia do Norte “pagará um preço” se fechar um acordo de armas com a Rússia, embora não tenha entrado em detalhes sobre estas potenciais repercussões.

Deixe seu comentário